Sulpetro - Home

Notícias

Sulpetro promove cursos sobre gestão de perdas
04-06-2014

Resultado do Planejamento Estratégico do Sulpetro, o Plano de Capacitação 2014 oferece cursos que acontecem até novembro em diferentes cidades gaúchas. Na noite de ontem, 3 de junho, a primeira edição do Curso de Gestão e Prevenção de Perdas no Varejo reuniu profissionais e empreendedores da revenda na sede do Sindicato, em Porto Alegre, para desenvolver conhecimentos.

“Acreditamos que ao capacitar a revenda teremos um mercado mais saudável”, afirmou o vice-presidente Marcelo Gonçalves Louzada ao recepcionar os participantes. Ele falou sobre a importância do tema do treinamento, principalmente para os postos que também têm lojas de conveniência. “O Sulpetro está de portas abertas para receber os revendedores”, relembrou.

O curso foi ministrado pelos consultores Frederico Amorim e Vladimir dos Passos, que também são diretores da Cardinalis. Segundo Amorim, diminuir as perdas no varejo é a mais importante estratégia na gestão dos negócios. “O índice de perda aceitável para as lojas de conveniências é de 2%. A redução de perdas deve ser feita sempre, é um trabalho árduo, contínuo e que está relacionado ao detalhe”, comentou.

Conforme Passos, o que torna o varejo particularmente vulnerável às perdas é a livre exposição de mercadorias, que devem ficar acessíveis aos clientes e colaboradores; e o envolvimento de um grande número de pessoas nos processos operacionais. O que causa a perda de estoques são os furtos internos ou externos; erros operacionais ou administrativos e quebras por validade ou manuseio.

A prevenção foi um dos pontos debatidos para evitar que a perda comprometa o bom resultado da loja. Os especialistas indicaram aos participantes as formas de dirimir as perdas. De acordo com eles, os motivos estão relacionados à falha de processo (40%), furto interno (25%), furto externo (20%) e fraude na entrega (15%). Nessa distribuição, mais de 25% dos 40% relacionados às falhas escondem furtos internos.

Os benefícios da redução de perdas são: domínio do negócio; redução de estoque médio; redução de desperdício; engajamento de funcionários; alinhamento e adesão de fornecedores e otimização dos recursos humanos e operacionais.

Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria serão sedes de cursos sobre o mesmo tema ainda no mês de junho. As capacitações têm carga horária de 4 horas/aula, vagas limitadas e ocorrem das 18h às 22h.

 

Mais informações e inscrições: (51) 3930-3800 ou assistente@sulpetro.org.br




Compartilhar