Sulpetro - Home

Notícias

Sulpetro promove cursos sobre NR-20
05-08-2014

O Sulpetro realiza cursos sobre obrigações da Norma Regulamentadora NR-20. O treinamento com 16 horas/aula acontece de 25 a 28 de agosto, com conteúdo teórico ministrado na sede do Sindicato (rua Coronel Genuino, 210, em Porto Alegre) e aula prática nas dependências do Corpo de Bombeiros, também na Capital. No dia 29 de agosto, haverá curso com duração de 5 horas/aula, no Sulpetro, com opções pelo turno da manhã ou da tarde.

A capacitação será ministrada pelo coronel da reserva do Corpo de Bombeiros do Estado e professor, Sérgio Pastl, e será direcionada a funcionários de postos de combustíveis. São dois níveis de treinamento: fora das áreas de manipulação de produto, com 5 horas (destinado aos trabalhadores das lojas de conveniências, escritório, limpeza, jardinagem e manutenção predial, por exemplo). E para trabalhadores com contato direto com produtos combustíveis, com 16 horas (supervisão, gerência, frentista, manutenção e inspeção).

O curso de Integração será voltado para as determinações da NR-20 e foi ampliado em seu tempo de duração para contemplar a Resolução Técnica RT-14, do Comando do Corpo de Bombeiros, cujo treinamento é obrigatório para a obtenção do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Os participantes receberão o certificado do treinamento para as duas obrigações.

O curso Intermediário inclui os conteúdos do módulo Integração e agrega conhecimentos sobre a RT-14/CCB para Risco Grande, proteção contra incêndios com inflamáveis, estudo da NR-20, análise preliminar de perigos/riscos com conceitos e exercícios práticos, além de permissão para trabalho com inflamáveis. As primeiras 5 horas da capacitação têm as mesmas especificações do curso mais básico e também terão certificados voltados para o PPCI, além da habilitação nos outros conteúdos.

“Na parte prática, teremos exercícios com extintores portáteis de água pressurizada, espuma mecânica, pó químico seco e gás carbônico, extinguindo fogo controlado em tonel com álcool e em recipiente de gás liquefeito de petróleo, com válvula de segurança”, antecipa Pastl. Conforme o professor, também serão desenvolvidos exercícios de tática de combate a incêndios estruturais, em casa de fumaça, com simulação de salvamento de vítima inconsciente, e operações com mangueiras de incêndio e hidrantes, entre outros. Os primeiros socorros e o transporte de feridos também estão no programa.

Cada participante receberá um Manual Técnico. As vagas são limitadas. O valor do investimento é de R$ 190,00 (para 16 horas/aula) e R$ 100,00 (para 5 horas/aula). Os sócios do Sulpetro têm descontos de 50%.

Mais informações e inscrições: (51) 3930-3800 ou assistente@sulpetro.org.br




Compartilhar