Sulpetro - Home

Notícias

Prêmio Coopetrol Regional: Líder, empreendedor e sindicalista
10-09-2014

Júlio César Zimmermann teve sua vida profissional atrelada ao setor de combustíveis desde muito jovem. Conhecido como Julinho, ele é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Blumenau (Sinpeb), e sua trajetória está voltada para o desenvolvimento dos postos. Por isso, será homenageado durante o 17º Congresso Nacional e Latino-americano de Revendedores de Combustíveis com o Prêmio Coopetrol, na categoria Regional.

Nascido em 1953, na cidade de Gaspar (SC), filho de Júlio e Elisabeth Zimmermann, é o quarto filho de uma família de sete irmãos. Costuma contar que foi concebido em comemoração à abertura do posto do seu pai, fundado nove meses antes, em fevereiro de 1953. Julinho comenta que a casa dos pais ficava junto ao posto, o que fazia o pátio e a pista do estabelecimento parecerem seu parque de diversões na infância. Os primeiros trabalhos foram na lavagem de carros e no abastecimento.

Em 1980, Julinho casou-se com Janete. Três anos depois, adquiriu o posto da família, que passou a ser administrado pelo casal. Em 1986, inaugurou a sua primeira filial, um posto de rodovia com bandeira Shell. Em 1999, uma nova unidade foi inaugurada, com loja de conveniência e padaria e, atualmente, com abastecimento a Gás Natural Veicular.

“Mantendo a tradição, em 2001, já com meus filhos João Vítor e Teresa Cristina na administração dos negócios, além de minha esposa, adquirimos o Auto Posto Texas, bandeira Ipiranga. Em 2013, compramos o Auto Posto Padilha, de bandeira Ale, que completa o grupo com cinco postos”, conta o empreendedor.

Sinpeb – Em 1972, 17 revendedores criaram a Associação dos Revendedores de Combustíveis de Blumenau, entidade que se transformou em sindicato dois anos depois. O Sinpeb abrange 42 municípios e conta com mais de 300 postos em sua área. Em 1983, o Auto Posto Julinho Ltda. se tornou filiado ao sindicato e, em 1998, Zimmermann se inseriu na atuação sindical ao assumir como segundo secretário da instituição.

No Sinpeb, Julinho ocupou o cargo de vice-presidente, e, em 2004, foi eleito presidente pela primeira vez e reeleito para mais três mandatos. Entre suas iniciativas, está a aproximação da entidade com outros sindicatos catarinenses do segmento. “A proposta é unificar as reivindicações da categoria junto aos órgãos federais, estaduais e municipais, combatendo a sonegação fiscal e também a adulteração de produtos no setor de combustíveis”, afirma.

“Aqui em Santa Catarina, sempre tivemos um cenário tranquilo com as famílias operando os postos. Depois, com a abertura do mercado, começaram os problemas, principalmente com as grandes redes vindas de fora do Estado, pois convivemos com a constatação de adulteração e sonegação nos combustíveis”, comenta o presidente. Segundo Zimmermann, com trabalho intenso junto às autoridades competentes, este quadro foi revertido e o Sindicato pôde ajudar no combate às fraudes.

Para Julinho, o segmento tem avançado de forma permanente, ocupando um espaço significativo na economia brasileira. “Também podemos considerar a evolução dos postos quanto à modernização de seus equipamentos e das lojas de conveniência. Na questão ambiental, nosso setor vem evoluindo e se adequando cada vez mais às exigências ambientais”, explica.




Compartilhar