Sulpetro - Home

Notícias

Sustentabilidade empresarial é tema de palestra
16-04-2015

A palestra “Sustentabilidade”, apresentada pela engenheira química Ana Cristina Cúria aos diretores do Sulpetro, foi realizada no dia 14 de abril, na sede do Sindicato, em Porto Alegre. Ela falou sobre os conceitos do termo e as possibilidades de implantação nos empreendimentos.

Segundo a especialista, a sustentabilidade é formada pela geração de valor econômico, responsabilidade ambiental e social. “Nesses projetos, o sujeito, a empresa, o mercado a sociedade e o planeta, tudo está relacionado”, comentou. De acordo com ela, a organização, ao desenvolver ações sustentáveis, impacta o mercado, mas também acaba sendo impactada pelo resultado na sua reputação e até na geração de lucros. “É uma forma mais moderna de enxergar as empresas”, disse.

Ana Cristina explicou sobre o modelo “caórdico”, relacionado com a inovação. “Para que ela exista é preciso propiciar um ambiente receptivo também para o erro.” Está entre o caos e a ordem. Quando o primeiro é organizado, ultrapassado, chega-se à inovação.

Para o a engenheira, é possível equilibrar um desenvolvimento sustentável com ética e lucro. Ela apresentou cases e falou sobre os novos consumidores, mais conscientes da origem dos produtos. “É preciso criar essa cadeia de valor, pensar isso para a reputação da empresa. O funcionário valoriza a empresa que valoriza o social.”

A consultora demonstrou os benefícios da sustentabilidade, comprovados em pesquisas desenvolvidas em corporações. Aumento da receita; redução das despesas com energia, resíduos, materiais e água; aumento da produtividade e inovação e diminuição da rotatividade são algumas das oportunidades geradas com iniciativas de sustentabilidade.




Compartilhar