Sulpetro - Home

Notícias

Smam tem novo titular
15-06-2015

Depois de ocupar as funções de diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), consultor ambiental na solução de problemas gerenciais ambientais de empresas e supervisor de Meio Ambiente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, o químico Mauro Moura assumiu, no dia 12 de junho, como titular da Smam.

Na cerimônia, ele salientou a responsabilidade de assumir a mais antiga secretaria de meio ambiente do País, criada em 1976, em uma cidade que conta com 1,2 milhão de árvores. Moura também lembrou que a Smam não atua somente em questões que envolvam o licenciamento ambiental. “O licenciamento ambiental sozinho é ineficaz como instrumento de proteção ambiental”, comentou. Segundo ele, a qualificação técnica dos integrantes da pasta e a informatização dos processos internos, com fluxos paralelos em outras secretarias municipais, são fatores que merecem destaque na Secretaria.  

O cuidado com as questões ambientais também foi lembrado pelo prefeito da Capital, José Fortunati, ao agradecer a atuação do ex-secretário Cláudio Dilda e saudar o novo secretário. “Tivemos três grandes eventos internacionais na cidade nesta semana, com a presença de 135 prefeitos e vice-prefeitos. Todos ressaltaram o nosso cuidado com o meio ambiente, o número de praças e a arborização. Isso comprova que nossas políticas são uma das vertentes mais sólidas da sustentabilidade”, disse o prefeito, ao ressaltar que essa construção tem sido feita com a participação popular, de um conselho atuante e de um Ministério Público colaborativo.   

Participaram do evento o vice-prefeito Sebastião Melo; a secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Pellini; o presidente do Sulpetro, Adão Oliveira; secretários municipais e vereadores, além de representantes da Brigada Militar, Batalhão Ambiental, Metroplan, Farsul, fundações e associações ambientais.  




Compartilhar