Sulpetro - Home

Notícias

Exposição Ocupacional ao Benzeno é tema de curso no Sulpetro
02-03-2017

O Sulpetro promove curso sobre exposição ao benzeno para trabalhadores dos postos de combustíveis no dia 8 de março, às 13h, na sede do Sindicato (rua Coronel Genuíno, 210, em Porto Alegre). O objetivo é capacitar os trabalhadores das revendas em relação ao que estabelece a Norma Regulamentadora nº 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

A metodologia conta com aula expositiva, mostra de normas, fotos, vídeos, demonstrações de procedimentos operacionais em revendas e exercício individual de proteção respiratória. Serão 4 horas/aula e será fornecido certificado com validade de dois anos.

Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros do Estado e professor, Sérgio Pastl, é o instrutor do curso e antecipa que serão repassados conhecimentos mínimos sobre os riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção. Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde; sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno; medidas de prevenção; procedimentos de emergência; caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos de possíveis emissões de benzeno e dispositivos legais sobre o benzeno são alguns dos temas.

“As habilidades mínimas a serem exercitadas serão a conferência do produto no caminhão-tanque no ato do descarregamento, coleta de amostras, medição volumétrica de tanque subterrâneo com régua, estacionamento do caminhão, aterramento e conexão via mangotes aos tanques subterrâneos, abastecimento de combustível para veículos, limpeza de válvulas, bombas e seus compartimentos de contenção de vazamentos, entre outras as operações e atividades”, comenta o professor.

Os sócios do Sulpetro têm desconto no valor da inscrição. Mais informações: marketing@sulpetro.org.br, com Jéssica, ou pelo telefone (51) 3930-3800. 




Compartilhar